10 de julho de 2013

Resenha: Antes que eu vá

  5 Comentários    
Categoria: 
O que falar de um livro que desperta diversos sentimentos no leitor?!Foi assim que eu me senti ao ler Antes que eu vá de Lauren Oliver, uma mistura de raiva, esperança, emoção e tristeza.


Logo no primeiro capítulo do livro conhecemos a protagonista Samantha Kingston, conhecida por Sam. Ela e suas melhores amigas: Elody, Ally e Lindsay são as típicas garotas populares da escola Thomas Jefferson, que menosprezam e humilham todos que a cercam. Sam é bastante influenciável, superficial, mimada, inconseqüente e arrogante. Por isso a personagem causa certa antipatia no início da leitura, pois suas atitudes e comportamentos provocam angústia e desconforto no leitor. No entanto, quando Sam e as amigas voltam de uma festa organizada por um de seus colegas da escola, elas sofrem um acidente de carro e Samantha acaba morrendo. Só que ela acorda no outro dia e percebe que está revivendo novamente o dia anterior, o dia da sua morte e a partir desse momento a vida dela muda drasticamente.

O livro é contado em sete capítulos, cada um representando o mesmo dia, através do qual Sam tenha a chance de fazer o que é certo. A autora conseguiu fazer com que o livro não se tornasse repetitivo e cansativo, pelo contrário, a cada dia revivido por Sam acontecem novos fatos, que permite ao leitor conhecer mais sobre os personagens e se sentir intimamente ligado a eles. 

No decorrer da leitura se torna evidente a evolução da personagem Sam, que deixa de ser uma garota fútil, para se tornar uma pessoa mais humana, que passa a compreender o significado da vida. Ela passa a descobrir o valor de tudo: das escolhas e que cada gesto ou até mesmo uma palavra pode fazer a diferença na vida de outras pessoas, seja de uma forma positiva ou não. A tentativa de Sam de concertar os erros cometidos me comoveu bastante e fez com que eu torcesse muito para que no fim, as coisas dessem certo para ela.

Os personagens Kent McFuller e Juliet Sykes são essenciais na transformação de Sam como pessoa e contribuem ,também, para que a história se torne mais interessante e emocionante. Kent é um personagem cativante, atencioso, responsável e apaixonado por Sam desde que eles eram crianças. As cenas dele e de Sam são perfeitas, sobretudo quando ela passa a enxergar além do visível e percebe a pessoa incrível que ele é.

Antes que eu vá traz várias frases marcantes, que provocam intensa reflexão sobre a nossa vida e sobre nós mesmos. Lauren Oliver nos leva a compreender a conseqüência das nossas atitudes e o valor que as palavras têm na vida do outro. Por isso procure não julgar os personagens no início da leitura e dê uma chance ao livro, porque quando você terminar de lê-lo, tenho certeza, que tirará algum aprendizado dessa história e aprenderá a não desperdiçar  as oportunidades que a vida nós dá, porque nem sempre temos uma segunda chance.

4/5


5 comentários:

  1. Sempre tive curiosidade de ler esse livro, mas acabo colocando outros livros na frente.Depois de ler sua resenha vai ser minha próxima leitura, com certeza. Sucesso com o blog :)

    ResponderExcluir
  2. Oiii, já li esse livro, e não gostei, achei super superficial. Gosto de me conectar com os personagens e detestei a Samantha, achei ela tão.. infantil. Claro que com o passar das chances dela para mudar, ela muda mesmo, mas não sei.. não achei o livro empolgante..

    Beijos!!

    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Natália.
    Ótima resenha! Já faz um tempo que quero ler esse livro. Li sua resenha e decidi começar a leitura do livro agora mesmo.risos. Espero gostar tanto quanto você.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bruna.
      O livro é muito bom, depois me conte o que achou :)

      Excluir